Duplicação da BR-153 em Goiás finalmente deve sair do papel: anúncio é feito por José Nelto e Fred Vidigal

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Deputado José Nelto e ex-prefeito de Rialma, Fred Vidigal, comemoram conquista que abre caminho para duplicação de trecho conhecido como “BR da morte”

Nesta segunda-feira, 26 de maio, uma importante conquista foi celebrada em Brasília, mas com forte impacto direto nas cidades de Ceres e Rialma. Após dois anos de intensas articulações políticas, o deputado federal José Nelto (União Brasil) e o ex-prefeito de Rialma, Fred Vidigal (União Brasil), anunciaram a liberação da licença ambiental que autoriza o início da duplicação de um trecho da BR-153, uma das rodovias mais perigosas do país.

O anúncio foi feito diretamente da sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Brasília, com a presença dos dois líderes goianos. Segundo o deputado, a licença permitirá que a concessionária Ecovias do Araguaia inicie as obras de duplicação de pelo menos 50 quilômetros da rodovia, ainda em 2025.

“É um avanço histórico para todos que trafegam por essa estrada marcada por tragédias. A BR-153, infelizmente, ficou conhecida como a BR da morte, e nós não podíamos mais aceitar que vidas continuassem sendo perdidas por falta de infraestrutura e segurança”, declarou José Nelto nas redes sociais.

Fred, que durante seu mandato como prefeito de Rialma já havia cobrado melhorias no trecho da rodovia que corta a região do Vale do São Patrício, comemorou a conquista: “É uma vitória para o povo de Rialma, Rianápolis, Jaraguá, Itapaci, Uruaçu e de toda a região. Essa duplicação vai salvar vidas e trazer mais desenvolvimento”.

A BR-153 é um dos principais eixos rodoviários do país, ligando o norte ao sul do Brasil. No entanto, o trecho que corta Goiás, especialmente na altura de Rialma e Uruaçu, tem um histórico alarmante de acidentes, muitos deles fatais. A espera pela duplicação é antiga, e a falta de ação ao longo dos anos gerou indignação entre motoristas, familiares de vítimas e autoridades locais.

A licença ambiental, concedida pelo IBAMA após rigorosos estudos, era um dos principais entraves para o início das obras. Com o impasse resolvido, a expectativa agora é que as máquinas entrem em ação nos próximos meses.

A duplicação da BR-153 representa mais do que uma obra de infraestrutura: é uma medida urgente de segurança pública. Com pistas mais modernas e adequadas ao fluxo intenso de veículos, o objetivo é reduzir drasticamente o número de acidentes e transformar a realidade da rodovia.

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