
A duplicação da BR-153 avança em Goiás e Tocantins e prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Almas, entre Rialma e o povoado Jardim Paulista, em Nova Glória. A estrutura integra o projeto da futura pista duplicada e está inserida no pacote de melhorias previstas para o trecho.
Segundo a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela rodovia, a ponte atualmente em uso permanece segura, passa por monitoramento contínuo e não apresenta riscos aos motoristas. A empresa reforça que o contrato de concessão prevê obras de reforço e alargamento da estrutura existente, além da construção de uma nova ponte.
O projeto inclui 60,48 km de pistas duplicadas, quase 30 km de vias marginais, 14 retornos, 8 dispositivos, 3 passarelas e 2 acessos. As obras começaram em julho e têm previsão de entrega no segundo semestre de 2026.
Ao todo, o contrato estabelece 622 km de duplicações:
• 448,54 km em Goiás
• mais de 173 km no Tocantins
O investimento estimado ultrapassa R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 6,2 bilhões em custos operacionais.
O debate sobre a segurança da ponte voltou à tona após reportagens do Vale News, há 11 meses, destacarem análises do engenheiro e professor Rodrigo Carvalho da Mata, que apontou características estruturais típicas de pontes antigas, semelhantes às que colapsaram no Maranhão. Na ocasião, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vistoriaram o local e concluíram que, em avaliação preliminar, a ponte estava apta para o tráfego, recomendando apenas estudos complementares.
Com a chegada da duplicação e da nova ponte prevista contratualmente, o trecho deve passar pela maior modernização de sua história, ampliando a capacidade da BR-153 e reforçando a segurança de milhares de usuários que cruzam o Rio das Almas diariamente.

