O jovem José Roberto dos Santos Carmo, de 22 anos, natural de Rialma (GO) e aluno do sexto período de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez história ao integrar a equipe responsável por um feito inédito: o desenvolvimento do MORPHEUS, primeiro foguete universitário da América do Sul na categoria 30K SRAD Solid Propulsion, projetado para atingir 30 mil pés de apogeu.
A equipe Kosmos Rocketry brilhou na International Rocket Engineering Competition (IREC), uma das maiores e mais prestigiadas competições universitárias de engenharia de foguetes do mundo, realizada no último sábado (14), em Midland, Texas (EUA). O MORPHEUS realizou um voo reto, estável e elogiado pelos juízes pela sua performance e estética. O foguete alcançou cerca de 1.570 km/h (Mach 1.27) e chegou a aproximadamente 24.600 pés de altitude, com recuperação 100% nominal, graças a um sofisticado sistema de paraquedas em dois estágios.

Com esse desempenho, a equipe conquistou dois troféus importantes:
🏆 Sportsmanship Award — prêmio que reconhece o espírito de superação, colaboração e dedicação.
🥉 3º lugar na categoria 30K SRAD Solid Propulsion — colocando o Brasil no pódio ao lado das maiores universidades do mundo.
Em suas redes sociais, José Roberto celebrou: “É com muito orgulho e felicidade que anuncio o sucesso do projeto MORPHEUS. Isso é engenharia de foguetes. Isso é Rocket Science. Isso é fruto da paixão pelo que fazemos.”
Para viabilizar o projeto, a equipe superou desafios como a falta de local para testes de voo no Brasil e orçamentos limitados, contando com rifas, campanhas de arrecadação, doações e patrocinadores.
O feito histórico de José Roberto e sua equipe inspira Rialma, Goiás e todo o Brasil, mostrando que, com dedicação e paixão, o sonho de alcançar o espaço está ao alcance dos nossos jovens.