A Prefeitura de Rialma, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu continuidade nesta segunda-feira (2) à programação da 8ª edição da Semana do Meio Ambiente, com atividades voltadas à educação ambiental, inclusão e preservação do Cerrado. O tema deste ano — “Fim da Poluição Plástica” — foi inspirado nas diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta segunda-feira (2), a secretária municipal de Meio Ambiente, Anna Luiza Vieira, esteve presente no Parque Ecológico Angélica de Oliveira, onde falou sobre a proposta do evento e reforçou o papel da comunidade nas ações de preservação ambiental.
“Essa é uma semana muito importante para nós. Estamos na oitava edição da Semana do Meio Ambiente, e neste ano trabalhamos com o tema do fim da poluição plástica. Escolhemos esse foco com base na agenda da ONU e estamos promovendo atividades que aliam conscientização, ciência e inclusão”, explicou ao Jornal Vale News.
A secretária ressaltou que o trabalho é fruto de parcerias sólidas e planejamento coletivo.
“Hoje, por exemplo, tivemos duas frentes principais de atividades: a Exposição do Memorial do Cerrado, da PUC Goiás, dentro da Prefeitura, e a Feira do Meio Ambiente e da Inclusão aqui no nosso parque ecológico. Essa feira foi construída com apoio da FAEG Jovem, do Instituto Federal Goiano, da Secretaria de Educação, do CAPS São Miguel e do Projeto Acolher.”
As ações contaram com oficinas ecológicas, atividades interativas e o tradicional piquenique ambiental. Um dos momentos mais curiosos do dia foi a presença da jiboia Margarete, levada diretamente de Goiânia, que ajudou a ilustrar, de forma prática, a importância da fauna no equilíbrio ambiental.
“A gente vê que, quando levamos o conteúdo de forma lúdica e acessível, o resultado é muito mais eficaz. É um momento de aprendizado para todos — crianças, jovens e adultos — e reforça nosso compromisso com a educação ambiental”, acrescentou Anna Luiza.
A secretária também aproveitou para convidar a população a participar das próximas atividades.
“Amanhã, vamos levar o Uránia Planetário às escolas municipais, e na quinta-feira, teremos a Cia de Teatro Boca do Lixo, com apresentações pela manhã, à tarde e à noite, na Praça do Cascatas. Vai ser lindo, está tudo sendo preparado com muito carinho.”
Por fim, Anna Luiza agradeceu o apoio da gestão municipal, em especial ao prefeito Lucas Chaves, e à população:
“Quero agradecer a todos que têm comparecido às atividades e ao nosso prefeito por tornar esse projeto possível. A educação ambiental não é um luxo — é uma necessidade para a nossa sobrevivência. E é isso que estamos trabalhando aqui: conscientização e responsabilidade.”
A Semana do Meio Ambiente segue até quinta-feira (5), com programação diversa voltada à preservação do Cerrado, educação ambiental, cultura e participação popular.
Veja fotos na galeria (arraste para o lado para mover):