O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O lançamento ocorreu na sexta-feira (4), durante agenda em Salvador (BA), onde recebeu o título de “Cidadão Baiano” e a Comenda 2 de Julho.
O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas de várias regiões do país, incluindo prefeitos do Vale do São Patrício, que viajaram até a capital baiana para prestigiar a cerimônia e demonstrar apoio ao governador. Entre eles, estiveram presentes o prefeito de Ceres, Edmário Barbosa (União Brasil), o prefeito de Ipiranga de Goiás, Baltazar Luiz (União Brasil), o prefeito de Rialma, Lucas Chaves (União Brasil), o prefeito de Rianápolis, Gilber Miranda (PP), e o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (União Brasil). Também participaram deputados, secretários municipais, assessores e outras autoridades políticas.
“Caiado tem mostrado compromisso com Ceres, com o Vale do São Patrício e com o estado de Goiás. Tenho certeza que chegou a hora de mostrar esse compromisso com todo o país também. Seu nome representa seriedade, experiência e responsabilidade.” — destacou o prefeito de Ceres, Edmário Barbosa.
Na ocasião, Caiado destacou a importância do tempo de pré-campanha para apresentar suas propostas à população. “Nosso assunto aqui é lançar a pré-candidatura, levar essa prévia junto à população brasileira. Esse é o motivo da decisão do União Brasil em poder caminhar, com tempo, para que as pessoas nos conheçam. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, declarou o governador.
Além das lideranças do interior goiano, estiveram no evento nomes como o senador Sergio Moro (União Brasil), os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e de Goiânia, Sandro Mabel, além do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto.
Ronaldo Caiado tem 75 anos, é médico e está no segundo mandato como governador de Goiás. Antes, exerceu cinco mandatos como deputado federal e foi senador. Natural de Anápolis (GO), pertence a uma tradicional família de produtores rurais com longa trajetória na política goiana.