Em vídeo divulgado nas redes sociais, o candidato a prefeito de Ceres Reiller Seabra anunciou que não utilizará fogos de artifício sonoros em sua campanha eleitoral. A decisão reflete uma crescente preocupação com os impactos negativos dos fogos de artifício, especialmente em uma cidade como Ceres, conhecida por ser polo regional de Saúde, abrigando vários hospitais. “Precisamos ter responsabilidade e sensibilidade ao lidar com as necessidades da nossa população”, afirmou o candidato.
Os fogos de artifício são amplamente reconhecidos pela possibilidade de causarem transtornos significativos. Para os animais, o barulho repentino e intenso pode provocar estresse extremo, medo, e até mesmo desencadear problemas de saúde, como convulsões. Idosos e pessoas com autismo também podem ser gravemente afetados, pois o som explosivo gera sustos, desencadeia crises de ansiedade e agrava condições médicas. Além disso, em uma cidade com diversos hospitais, como Ceres, o impacto dos fogos de artifício é ainda mais preocupante para pacientes hospitalizados.
Reiller Seabra é advogado e busca sua primeira eleição ao Executivo Municipal, após três mandatos como vereador. Ele concorre pelo partido Republicanos, em uma coligação que inclui os partidos AGIR e PODEMOS. Seu vice é Bruno Alemão.
Veja o vídeo divulgado pelo candidato clicando no player abaixo: