Na última terça-feira, dia 21, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária do mês de maio de 2024 da Câmara Municipal de Ceres, sob a presidência do Vereador Frederico de Oliveira Santos.
Raymara Silva dos Santos fez uso da tribuna livre, tratando sobre assuntos relativos ao Autismo, com o tema “Autismo – Dificuldade e Probabilidade”.
Na oportunidade foi apreciada e votada a seguinte matéria:
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Jonas Felipe Souza Telécio.
Também foram apreciados e votados os seguintes requerimentos:
Nº.089/2024: De autoria do vereador Juliano Garcia Rosa, que requer à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) a instalação de faixas de pedestres e sinalização com placas, indicando a velocidade máxima permitida, nas proximidades da Mercearia Melo.
Justificativa: Uma vez que os motoristas não respeitam os limites de velocidade e a travessia de pedestres se torna perigosa. A instalação de faixas de pedestres e a sinalização adequada são essenciais para garantir a segurança dos moradores e frequentadores da região, especialmente em horário de maior movimento.
Nº.090/2024: De autoria dos vereadores Reiller Seabra de Brito, Gaspar José Alves e Sérgio Ferreira dos Passos, que requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (SEMMAS) e à Secretaria de Infraestrutura a instalação de câmeras de vigilância para observação e controle do abandono de animais nas dependências do lixão municipal. Além disso, solicitam a disponibilização de um caminhão-pipa para aguar “dia sim, dia não” os locais de maior incidência de incêndio.
Justificativa: Esta medida visa não apenas monitorar e coibir a prática de abandono de animais, mas também permite a identificação dos infratores. E a realização de aguar o solo dia sim, dia não ajuda no controle das queimadas, especialmente durante o período de seca.
Nº.091/2024: De autoria do vereador Reiller Seabra de Brito, que requer ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Desenvolvimento Social a disponibilização de um espaço adequado para a realização do forró dos idosos, semanal, e ainda, a disponibilização de transporte adequado com Regulação Estadual para a locomoção dos idosos para outros municípios.
Justificativa: A prática de atividades recreativas e culturais, como o forró dos idosos, tem se mostrado uma ferramenta eficiente na promoção da saúde física e mental da terceira idade. Além de proporcionar momentos de lazer e socialização, essas atividades contribuem para na melhoria da qualidade de vida dos idosos, prevenindo o isolamento social e promovendo a integração comunitária.
Nº.092/2024: De autoria do vereador Glicério De Moraes Mendes Júnior, que requer ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Obras e Desenvolvimento o patrolamento da estrada do Córrego do Bom Sucesso.
Justificativa: Solicitação dos moradores da região.